segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Paredes do Coração - III Parte


Se você assumir a primeira atitude, de não querer se posicionar, não expor as feridas para serem cuidadas, limpas saradas então você vai se levantar e reconstruir paredes mais grossas e fortes em torno destas feridas e traumas.
Agora, quem se submete à segunda atitude que é humilhar diante de Deus e confessar os seus temores traumas, frustrações, confessar a dor da vergonha à dor da rejeição, confessar o orgulho à arrogância, prepotência então esta pessoa se levanta no meio dos entulhos dos tijolos que estão desmoronando e se erguem para uma nova vida livre das paredes do passado. Querida, o que você aprendeu na ultima tempestade que te sobreveio, será que precisa passar por outra para que aprenda a lição e tome o rumo certo. Em Amós 5:19 "é como se um homem fugisse de diante do leão e se encontra-se com ele ou urso, ou como se entrando em uma casa a sua mão encostasse a parede e fosse mordido por uma cobra".
Aqui o profeta Amós mostra-nos a estratégia que satanás usa contra as paredes da nossa personalidade na tentativa de roubar nossa herança.

Este versículo que acabamos de ler que fala do leão do urso e da cobra traz-nos uma revelação tremenda.
Imagine comigo agora a seguinte cena: de madrugada antes do alvorecer e os campos ainda molhados de orvalho um lavrador sai de sua casa e caminha apressadamente por uma estradinha sentindo, no rosto o ar fresco da manhã, a cabeça dele esta cheia de idéias sobre o que vai fazer no dia que se inicia. Mas, de repente ao atravessar um pequeno arvoredo ele tem a sensação de que a algo por perto.
Então ele se põem a escutar atentamente para ver se percebe ou descobre quem o que está ali, mas não ouve nada, tudo é silencio então ele da um suspiro de alivio e recomeça a caminhar. Mas, de repente subitamente um leão forte sai do meio das arvores e vem em sua direção. O homem começa a correr com toda a adrenalina sai correndo pelo caminho e só para quando percebe que o animal ficou pra traz, então ele recobra fôlego e se acalma um pouco.
Então ele decide ir de novo para o campo, mas agora não pela mesma estrada ele segue agora por um outro caminho e em passos rápidos o lavrador vai andando por entre pedras e rochas, mas no momento em que ele vira uma curva ele vê bem a sua frente barrando a sua passagem um urso enorme urrando e ameaçador. Apavorado, o lavrador fica um instante paralisado, mas consegue virar-se e voltar correndo para a sua casa, quando ele chega em sua casa exausto, esgotado ele se se encosta à parede para recuperar as forças, mas assim que ele relaxa e baixa a guarda surge na parede uma cobra e com o bote rápido ele enterra as presas no braço dele.
Este homem conseguiu escapar dos dois inimigos externos, mas foi vencido pela serpente sorrateira que estava dentro da sua casa.
O leão e o urso representam nossos inimigos externos, enquanto a cobra representa um inimigo interno que nos ataca por meio da nossa personalidade, por meio de um coração doente, por meio do nosso emocional não equilibrado.
Muitas vezes o inimigo somos nós mesmos, ou melhor, dizendo é o que esta dentro de nós mesmas enraizado no coração e na alma.

São paredes que levantamos em torno de nossos corações e é atuando sobre ela que satanás tem as melhores oportunidades de destruir relacionamentos, casamentos, famílias, igrejas e até a sociedade e principalmente a comunhão com o Senhor.
Se compreendermos bem como somos, e como as coisa se passam em nosso interior poderemos fazer com que a nossa personalidade esteja a serviço do Senhor Jesus em vez de estarmos escravizadas as instáveis manifestações do nosso ego.
A pessoas que tem uma personalidade tão emparedada que acabam prisioneiras das paredes do seu coração.
Querida, cada vez que você repete determinada atitude negativa em tua vida, ela se solidifica um pouco mais se tornando um hábito, é assim que vamos acrescentando tijolos a esta parede.
A pessoas que sofrem traumas emocionais tão fortes que chegam a emparedar toda uma área do seu ser com o objetivo de evitar que a magoe de novo.
Mas quero te dizer que esta parede pode te proteger até certo ponto, mas também isola parte da sua personalidade prejudicando sua capacidade de amar de confiar nos outros e de ter bons relacionamentos.E quanto maior for à área isolada, mais sérios serão os sintomas, e mais difícil será saber como somos e porque temos as reações que temos.
Todas as vezes que levantamos paredes de proteção em torno de nossos corações, isto nos traz distorções de caráter emocional.
De repente você esta se perguntando: eu não tenho nenhuma parede no meu coração, eu não tenho nenhum problema assim, mas eu quero que você preste atenção e analise os sintomas de uma parede que eu vou dizer aqui. E veja se algum tijolinho desta parede se enquadra no seu coração.
A parede que eu quero falar é a da rejeição dos tijolos que compõe esta parede é: tristeza, auto compaixão, auto depreciação, depressão, apatia, complexo de inferioridade, insegurança, senso de inaptidão (incapacidade), sentimento de culpa, amortecimento, agonia, distinção, desanimo, desespero.
Agora vou falar da parede da revolta tijolo a tijolo:
Agressividade, presunção, sofisticação, exultação, complexo de superioridade, espírito competitivo, posição de domínio, inflexibilidade, manipulação, teimosia, resistência ao aprendizado, amargura, ressentimento, espírito de critica, espírito controlador, personalidade possessiva.
Eu os trouxe quatro tipos de pessoas com personalidades manipuladoras para analisarmos. E a primeira é:

Manipulador ativo
O único pensamento dessa é manter o controle da situação a qualquer preço, quer ser o maioral e estar por cima de tudo. Vive ressaltando seus pontos fortes e nunca reconhece suas fraquezas. No relacionamento com outros sempre aparece como o mais forte procurando tirar vantagem todas as vezes que puder.


Manipulador passivo
É mais difícil de ser detectado, pois sua estratégia de manipulação é dissimulada. Seu objetivo não é exercer o controle, mas sim, evitar ofender os outros e para isso ele assume o papel de sofredor, do carente, e muitas vezes utiliza o tijolo da autopiedade, no objetivo de passar por coitadinho e assim obter o que deseja, faz-se de infeliz e nessa condição manipula os outros para satisfazer sua carência afetiva.

Manipulador competitivo
Este é um pouco mais versátil, por vezes age como o dominador e em outras como o sofredor, dependendo da situação que ele estiver, é só uma questão de mudança tática, é mais habilidoso e chega ser um profissional na arte de criar formas de manipulação, seu objetivo é ganhar seja em que posição for.

Manipulador indiferente
É aquele que se distingue dos outros por não gostar de ser o maioral nem o sofredor. Alias ele até diz que não se importa com posição mas quando ele afirma isto, na verdade ele esta manipulando a si mesmo de forma sutil, negando-se a admitir o que sente, engana-se a si mesmo. Na verdade ele se porta e se interessa sim pelo que acontece ao seu redor. Mas ao negar e reprimir esses sentimentos ele manipula a si próprio.e diz faz tudo em nome do amor.


Mas, em nome de Jesus, você vai derrubar as paredes que aprisionam você e reconstruir sua vida de acordo com o prumo de Deus!!

Em breve estarei colocando a 4 Parte desta Publicação....

Pra. Daniela Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário