segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A Mentira


No âmago de todo problema já enfrentado neste mundo, existe uma mentira. Foi uma mentira que, no princípio, transformou a magnífica harmonia da criação original de Deus em discórdia. A maioria dos cristãos reconhece esse fato que se tornou uma parte indispensável do nosso kit evangelístico.


Entretanto, enquanto estamos demonstrando a origem do mal, geralmente deixamos de discernir a mentira que permeia a atmosfera da nossa própria época, a qual, imperceptivelmente, acaba infiltrando-se em nossas vidas. Tal como um fungo que floresce em lugares escuros e sem oxigênio, a mentira prospera entre os que amam mais as trevas do que a luz.


Certa vez, Jesus disse: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Por que ele disse especificamente a verdade vos libertará? Porque é uma mentira que nos mantém no cativeiro.


O que diz a mentira? Em essência, diz o seguinte: o homem consegue chegar lá sem Deus. Em outras palavras, todas as nossas aspirações humanas podem ser satisfeitas sem Deus. Felicidade, aventura, desafios, paz, amor, liberdade, propósito, tudo isso pode ser nosso e, ainda por cima, nem precisamos nos preocupar mais com Deus.


A verdade que dissipa essa mentira pode ser expressa de muitas maneiras diferentes. Particularmente, gosto da maneira como Agostinho o disse: "Senhor, tu nos criaste para ti mesmo, e os nossos corações não encontram sossego enquanto não repousarem em ti". Em síntese, não dá para chegar lá sem Deus. Para falar a verdade, não dá para chegar a lugar nenhum sem Deus. Todos os nossos mais profundos anseios, em última análise, são impossíveis sem Deus.


Quando a mentira é exposta dessa forma, ela perde o seu poder. Torna-se tão obviamente errada que é até compreensível pensar que ninguém, pelo menos entre os cristãos, seria capaz de ser enganado por tal descarada contradição à verdade.


Contudo, é precisamente essa a natureza da mentira. É algo sem substância que depende, em grande medida, de insinuação e conotação. Quando é trazida à luz, evapora. Satanás, o pai das mentiras, sabe muito bem disso e toma o maior cuidado para disfarçá-las sob toda sorte de papel de presente.


A mentira é caracterizada por promessas que são quebradas, vez após vez, sem qualquer palavra de explicação ou desculpas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário